Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1944 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Trata-se de dois álbuns encadernados de colagem de documentos em suporte de papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
História do arquivo
A Coleção Waltencir Parizzi é composta por dois álbuns contendo folhetos publicitários dos filmes projetados nos cinemas de Juiz de Fora, apresentações teatrais e de óperas na cidade. A Coleção foi doada ao Arquivo Central da UFJF por Waltencir Parizzi, que trabalhou na Companhia Central de Diversões, na função de supervisor, de 1945 a 1995.
A doação teve como interveniente o professor Jorge Mtanios Iskandar Arbach, do Departamento de Desenho Técnico e Projetivo do Instituto de Ciências Exatas da UFJF.
Depoimento de Waltencir Parizzi acerca de sua coleção: "Eu comprei aqueles livros numa gráfica da Rua Halfeld, na parte baixa. Eles estavam lá encostados. Aí fui colando os folhetos. Eu colava com grude. Algum deve estar até soltando, porque colava com grude. Fazia o grude com água quente e polvilho. Naquela época, não tinha essas colas modernas que nós temos hoje. Se tivesse, seria uma maravilha. Você viu quantos artistas que vinham de fora, da Rádio Nacional? Marlene, Emilinha Borba, aquela turma toda. A gente conhecia os artistas pelo cinema. Passava um filme nacional, todo mundo queria ver pra conhecer os artistas". Fonte: "Histórias de cinemas de rua de Minas Gerais", livro organizado por Alessandra Brum e Ryan Beltrão.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
O conteúdo desses dois álbuns foi inteiramente digitalizado pela equipe do Minas é Cinema, “projeto do grupo de pesquisa CPCine: História, estética e narrativas em cinema e audiovisual, constituído por professores, pesquisadores, técnico e discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora e outras instituições de ensino”.